Nos dias 27 e 28 de setembro, o Museu Oscar Niemeyer será palco da sexta edição do Festival Tutano, que promete transformar Curitiba em um ponto de encontro para quem gosta de comer, beber e aprender mais sobre a gastronomia brasileira. O evento, que em 2024 atraiu mais de 3 mil pessoas, volta este ano com umaprogramação ainda mais completa que combina mais de 20 aulas-show com chefs renomados, experiências de bebidas, feira gastronômica e shows ao vivo.
Um dos pontos altos do evento é a programação de aulas-show, divididas em dois espaços principais: a Cozinha-Show, instalada no salão de vidro, e o espaço de Bebidas, no vão livre do museu, além de atividades no estande do SEBRAE. As aulas acontecem a cada hora, com duração de 40 minutos, e contam com degustação para os participantes sentados.
Aulas-show: cozinhar, provar e aprender
Entre os destaques de sábado estão as aulas da chef Christine Valente, com uma lasanha sem glúten e sem lactose (11h30); de Lênin Palhano e Anna Cury, que cozinham juntos pratos à base de abóbora e coco (15h30); e da Luana Sabino, do Metzi, referência em culinária mexicana contemporânea (17h30).
O domingo também traz aulas que exploram a diversidade cultural da gastronomia brasileira, com nomes como Danilo Parah, chef carioca com estrela Michelin (13h30);Gabi Carvalho, em parceria com o coletivo indígena Awá Tupã Mirim (15h30); e André Pionteke, que une técnicas da culinária asiática a ingredientes locais (14h30).
No espaço de bebidas, o público encontrará oficinas de café filtrado em diferentes métodos com o Lucca Café (sábado e domingo); degustações de vinhos portugueses guiadas por especialistas da Porto a Porto (sábado, 16h15); harmonizações com cervejas artesanais (sábado e domingo) e uma aula dedicada às cachaças brasileiras (sábado, 17h15). O domingo traz ainda experiências com azeites, kombucha e vinhos do Paraná.
Espaço SEBRAE: valorização dos produtos com IG
Já o estande do SEBRAE-PR terá o intuito de valorizar os produtos paranaenses com Indicação Geográfica (IG), oferecendo degustações de queijos, vinhos, cafés, broa de centeio, carne de onça e tortas de Carambeí. A programação também inclui oficinas conduzidas por especialistas.
Feira gastronômica
A feira gastronômica do festival reunirá restaurantes, cafés, bares, padarias e produtores locais. Entre os confirmados estão Madá, Magrela Café, Kitsune, Nova Onda do Mate, Ragú, Bravíssimo Restaurante Ítalo-tropeiro da Lapa, Saza Cozinha, Donana (sem glúten), entre outros, além dos tradicionais espaços temáticos, como o Espaço Curitidoce com confeitarias da cidade, o Espaço Tour de Boteco, o Espaço Padarias, o Bar de DrinksColetivo e o Espaço Litoral.
Música para abrir o apetite
A trilha sonora do festival vai do blues ao experimental, passando pela música afro-brasileira. No sábado (27), sobem ao palco Selecta Manzana (11h30), Jay de Oyá (14h) e Wes Ventura (16h30). Já no domingo (28), é a vez do Dose In Blues (11h30), dos Engraxates (14h) e do Rivotrio (16h30). Os shows acontecem no pátio do MON, criando uma atmosfera de festival ao ar livre.
O Festival Tutano 2025 acontece no final de semana dos dias 27 e 28 de setembro, das 10h às 19h, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR). Os ingressos estão disponíveis no site: http://www.tutanogastronomia.com.br/. Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil oficial no Instagram: @tutanogastronomia.