Uma ampliação de olhar sobre o mundo para entregar diretamente à comunidade ao redor. Após reunir mais de 40 mil pessoas no maior festival de hip hop do Brasil, Grupo RIC e Grupo Austral concentram suas atividades na Semana Rap In Cena. Painéis, palestras, workshops e shows farão protagonistas do mercado em diversas áreas se encontrarem no Museu do Hip Hop. Ativações já características do festival, a Feira Multiempreendedorismo e a Vila Olímpica complementam o evento.
Em mais de 10 anos de história, o Rap In Cena se consolidou como um dos principais movimentos culturais do Brasil. Com impacto social como compromisso, contribui ativa e diretamente na profissionalização de artistas, na democratização de acesso ao hip hop e na construção de novos públicos. A Semana Rap In Cena amplia esse compromisso, criando um espaço contínuo de formação e desenvolvimento para agentes da cena como DJs, MCs, produtores, comunicadores e empreendedores da cultura urbana.
Ao longo dos cinco dias, mais de 60 palestrantes e painelistas vão se reunir no Museu do Hip Hop para compartilhar experiências, estratégias e reflexões sobre o presente e o futuro da cena. A programação inclui temas como gestão de carreira independente, a economia criativa do hip hop, produção de eventos, comunicação e narrativa para artistas e empreendedorismo cultural.
“É muito legal ver o festival pronto, mas como que estrutura tudo aquilo? A Semana RIC vem pra mostrar um pouco mais do ecossistema do Rap In Cena. Não só em relação ao festival, mas envolvendo nossas outras áreas de atuação, também. Assim como o nosso negócio é complexo, vários outros são. Durante os dias de evento, traremos parceiros de diferentes áreas pra conversar sobre temas relevantes pra quem quer entender um pouco mais sobre o universo da indústria criativa”, diz Keni Martins, CEO e criador do Rap In Cena.
“Nosso foco não é necessariamente a juventude, mas qualquer pessoa que queira se profissionalizar em alguma das áreas que temos envolvimento. Óbvio que o público jovem, que ainda está definindo seus ideais de carreira, vai ser a parcela mais impactada pelo evento, mas todo mundo é bem-vindo pra chegar. O Museu é de todos nós e estamos felizes em realizar o evento lá. Isso tudo é ampliação de possibilidades pra cidade como um todo. Impacto social na essência. O miolo urbano e a periferia conversando diretamente. Assim avançamos no propósito do nosso legado”, complementa Keni.
Além de ampliar o acesso à formação, a Semana Rap In Cena estimula a vivência prática da cultura urbana. Ao final da programação, diversos profissionais serão impactados diretamente, assim como artistas locais e nacionais que encontrarão no evento um ambiente para troca, mentoria e experimentação.
Mais do que uma agenda de atividades, a Semana Rap In Cena reforça o papel do movimento como plataforma de impacto social, inovação e conexão entre diferentes gerações da cultura hip hop. A proposta é fortalecer a rede criativa do gênero, apresentar novas perspectivas e ampliar oportunidades para quem vive e quer fazer parte da cena.
Os ingressos podem ser retirados no site de forma gratuita, sendo apenas 01 por CPF. Todos os participantes irão receber certificado de participação.
Confira as atualizações sobre programação e outros assuntos relacionados ao evento em: @semanaric, @rapincenafestival e @rapincena.
A Semana RAP IN CENA é apresentada por Budweiser Zero, Pró-Cultura – Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio da Prefeitura de Porto Alegre, Caixa e Governo Federal do Brasil. Apoio do Museu do Hip Hop RS e Media Partner do Porto Alegre 24 horas e IMOBI. A realização é da Olimpo Produções, Grupo Austral e Rap In Cena.
Rap in Cena
O Rap in Cena nasceu em maio de 2014 tendo como objetivo inicial ser a maior referência em eventos da cultura hip hop de Porto Alegre. Pouco a pouco, o festival foi crescendo, reunindo grandes artistas nacionais e, ao mesmo tempo, dando espaço para os talentos gaúchos.
Hoje, considerado o maior festival de cultura hip hop do Brasil, o Rap in Cena reúne dezenas de milhares de pessoas a cada edição: em 2024, 48 mil pessoas curtiram os dois dias de festival.
Grandes nomes da cena nacional e internacional já passaram pelos palcos do RIC, como Racionais MC’s, Djonga, Matuê, Filipe Ret, Negra Li, Flora Matos, L7nnon, Froid, Tasha & Tracie, Veigh, Mv Bill, Wiu, Teto, Lourena, Orochi, BK, Rich The Kid e Ja Rule.
O Rap in Cena vai além da música com ativações diversas como uma Feira Multiempreendedorismo que apoia o comércio local, artistas de graffiti e a Vila Olímpica, com breaking, competições de jiu-jitsu, basquete, skate, boxe, kickboxing, muaythai, batalha de rima e batalha de slam.
Serviço – Semana Rap in Cena
Data: De 8 a 12 de dezembro, das 13h às 19h
Onde: Museu da Cultura Hip Hop – R. Pq. dos Nativos, 545 – Vila Ipiranga, Porto Alegre
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados em https://www.bilheteriadigital.com/semana-rap-in-cena-08-de-dezembro




