Com quase uma década de carreira, João Mar se prepara para lançar seu novo trabalho nos próximos meses. O cantor, que começou a compor aos 15 anos, coleciona um amplo repertório de canções autorais que cairam no gosto do público como foi o caso do hit “Funk Bunitin”que conquistou Anitta, Marina Ruy Barbosa, Aline Campos, Duda Reis, entre outras, e até hoje conquista ouvintes nas plataformas, somando mais de 6 milhões de plays.
A Central POP! conversou com o cantor para saber mais sobre sua fase atual, após o tratamento contra o câncer e também para saber mais sobre o que vem por ai. Confira:
Como você entrou para o mundo da música? Teve alguma influência importante na sua infância?
Eu sempre tive muita conexão com o cenário musical, desde muito pequeno. Minha mãe, que guardo com muito carinho no coração, tinha uma relação bem próxima com a música. Cresci ouvindo os clássicos da MPB, os quais levo como referência até hoje como Marisa Monte, Caetano Veloso, entre outros. Todos os momentos da minha trajetória tiveram alguma trilha sonora envolvida e isso serviu de inspiração para que eu seguisse esse caminho. Comecei a compor com 15 anos, mesmo sem saber que iria seguir carreira profissionalmente, mas o momento em que tive certeza, foi em uma viagem de carro com minha mãe, em que o rádio quebrou e tivemos que cantar para passar o tempo. Foi o que me marcou e definiu minha entrada na música.
Como a música te ajudou a lidar com esse momento, durante seu tratamento?
A música é uma potencialização do tratamento. Eu acredito muito nos métodos da medicina, mas, ao mesmo tempo, também creio que a música é um complemento a este tratamento. Ela não só tem me ajudado a passar por esse período, me distraindo, como tem servido para uma melhora no meu corpo físico e também em minha alma. Tenho certeza que a música tem esse poder, ainda mais quando compartilho as minhas canções com as pessoas e sinto a receptividade carinhosa do público. Isso tudo me mantém esperançoso e é um dos motivos para o meu bem estar.
Me fale um pouco sobre suas novas músicas. Elas mostram a verdadeira essência de João Mar, então quem é João nessa nova fase através da música?
Os meus lançamentos recentes possuem uma energia bem parecida, já que o novo João Mar é um artista decidido a se mostrar por completo e está disposto a compartilhar suas raízes com o público. É a primeira vez em minha carreira de uma década que mostro as minhas reais inspirações e crenças, mencionando nas faixas as coisas pelas quais acredito e seguindo minhas referências musicais, mas sempre mantendo o meu estilo de produzir as canções. Mesmo passando por esse momento, do tratamento do Linfoma, sinto que essa nova fase de João Mar é a mais simbólica e marcante para mim.
Que mensagem você gostaria de deixar para quem está passando por uma fase semelhante a sua?
Gostaria de passar duas mensagens em paralelo. Primeiro, que é preciso acreditar na cura, sempre pensando na melhora, tendo em mente que desistir nunca será uma opção. Em segundo lugar, ainda que carregando otimismo, creio que tudo acontece exatamente como tem que ser e que não temos que nos prender a como uma situação pode ter sido, mas tranquilizar os nossos corações e aceitar que tudo está no lugar que deveria. Ou seja, dar o nosso melhor para enfrentar momentos difíceis, usando as ferramentas que temos em mãos, mas também ter a leveza de saber que tudo vai ser como deve ser.
Há poucos dias, João Mar publicou em suas redes sociais a ótima noticia de que finalizou seu tratamento contra o Linfoma de Hodgkin.
Ficamos muito felizes com sua recuperação e aguardamos o lançamento de seu novo projeto.
Aproveite para ouvir alguns trabalho de João Mar: