Cinema

Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte, estreia nos cinemas em 27 de novembro

Coprodução internacional é estrelada pela atriz armênio-americana Angela Sarafyan, o uruguaio Daniel Hendler e o brasileiro Vinícius de Oliveira. O filme acompanha dois imigrantes latinos sem documentos e uma mulher americana que testemunham um assassinato em uma Detroit pós-pandemia.
Angela Sarafyan_foto Leslie Montero

Foto: Leslie Montero

Depois de integrar a Première Brasil do Festival do Rio 2025 e a programação da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, “Quase Deserto” (“Almost Deserted”), novo longa de José Eduardo Belmonte, estreia nos cinemas em 27 de novembro. Gravado em Detroit (Estados Unidos), o filme é uma coprodução internacional e conta com Angela Sarafyan (“Westworld”), Daniel Hendler (“O Abraço Partido”) e Vinícius de Oliveira (“Central do Brasil”) no elenco.

Definido por Belmonte como um noir distorcido, “Quase Deserto” acompanha dois imigrantes latinos sem documentos e uma mulher americana que testemunham um assassinato em uma Detroit pós-pandemia, apocalíptica e quase inabitada. O trio embarca em uma jornada de fuga e recomeço, entre ruínas, segredos e falsas reconstruções.

Mais do que um filme, “Quase Deserto” representa o início de uma nova etapa na trajetória de José Eduardo Belmonte, marcada pela busca por modelos de coprodução internacional que unam criadores de diferentes países em torno de propriedades intelectuais brasileiras. A proposta é desenvolver obras originais e provocativas, tanto na forma quanto no conteúdo, que reflitam o Brasil contemporâneo, seus conflitos humanos com os vizinhos, o isolamento histórico em relação às Américas e a necessidade de reconexão cultural.

“Uma das formas de falar do Brasil é colocar o país em outra situação, de fora. Porque você entende muito mais o Brasil quando está fora dele. Então o filme tem isso, de expandir as fronteiras, falar do Brasil e indicar um modelo de produção que é de igual para igual, de união entre os países”, conta o diretor José Eduardo Belmonte.

Rodado em três idiomas (português, espanhol e inglês), o longa é produzido por Rodrigo Sarti Werthein e Rune Tavares, com produção da ACERE e coprodução da We Are Films (Nova Iorque), Filmes do Impossível e Paramount Pictures. O roteiro é assinado por Belmonte, Carlos Marcelo e Pablo Stoll “Whisky”.

Sinopse

Em uma Detroit pós-pandemia, esvaziada e dividida durante a eleição entre Trump e Biden, dois imigrantes latinos sem documentos tropeçam em um assassinato e, por impulso, resgatam a única testemunha: uma mulher americana com uma rara síndrome que compromete sua sociabilidade e lhe confere olhos de criança, capazes de ver o que ninguém mais vê. Agora, essa tríade improvável inicia uma jornada em busca de fuga e recomeço, atravessando uma cidade cheia de ruínas, segredos e reconstruções falsas. Mas nada — nem a cidade, nem o crime, nem eles mesmos — é o que parece ser. “Quase Deserto” é um thriller que flerta com o absurdo, um noir distorcido sobre deslocamento, ironia e o desejo de pertencimento em meio ao colapso.

Picture of Por <b>CentralPOP!

Por CentralPOP!

25 de novembro de 2025

Curtiu? Compartilhe:

Você também pode gostar

Baixe agora o aplicativo do Tour digital

Para finalizar a sua compra, faça o download do aplicativo na sua loja favorita! Não esqueça do cupom "CENTRALPOP"